quarta-feira, 7 de maio de 2008

Devagar mais tá subindo.....

Antes de tudo pessoal, isso aí é uma visão de um leigo nesse assunto, qualquer canelada (ou não), por favor comente.



Lula Molusco falou, dia 05/05/2008, “Ninguém segura o Brasil”. Será mesmo? Está parecendo que economicamente sim. Com o “BBB–“ dado pelo Standard & Poor´s, deixa o nosso amado país com o status de “honesto” perante os grandes investidores internacionais.

Então quer dizer que o Brasil entrou no famigerado ranking de “1º Mundo”? Não, e ainda falta muito pra isso! Vamos para algumas poucas explicações:

Como o Sandro colocou no Dicas e Macetes, o Brasil passou de Ano direto, sem as recuperações contínuas dos últimos anos, mas mesmo assim foi na média arredondada para mais pelo professores das agências de classificação de crédito. Estamos sim com a menor nota para um país que entra no Investment Grade, BBB- (que vai até AAA como mostra o quadro), mas já é um começo, já que teremos uma fatia num bolo aproximado de 10 Trilhões de U.S. Dollars do mercado.


Temos que melhorar ainda? Muito, não é só porque chegamos nesse patamar depois de quase 15 anos de Plano Real, que vamos ligar o “Brasil Mode” e deixar tudo voltar ao que era; agora sim é hora dos nossos amados deputados e senadores votarem a reforma tributária e a trabalhista, assim, além de aumentar os pontos (não só com os investidores como com as outras duas principais agencias de crédito mundiais a Fitch e a Moody´s), aumenta também a moral de bom pagador do Brasil, atraindo mais empresas internacionais, obviamente gerando emprego e renda. Uma coisa também não muito importante para a nossa amada terrinha é começar a investir em educação, não que ela não deixe países da Ásia central com inveja de tão boa, mas temos que pensar muito nisso também, já que temos que ter futuros analistas em economia para manter o país nos eixos.

Em um âmbito geral, o país não ficou mais rico, não melhorou em nada, simplesmente fizemos o que deveria ser feito desde quando começamos a desabar pós anos 70: investir num plano econômico viável e forte! Ainda falta muito para chegarmos à faculdade, mas que agora começamos a ter um potencial para isso, temos.

Para quem quiser saber mais sobre esse assunto, tem o Blog do Sandro Mancini, Veja e Época dessa semana.





Nenhum comentário: