domingo, 27 de abril de 2008

Comida x Biocombustivel.


Resolvi falar algo sobre essa onda semanal de escassez de arroz, pois toda a área agrícola internacional começou a pensar se vale a pena tirar os grãos da mesa e encherem os tanques. Queimamos petróleo a dar com pau (temos tupi aqui para comprovar), aí o nosso querido Lula Molusco começa a dizer que temos estoque (e realmente temos mesmo) para suprir tanto a produção para combustível, como para alimentação da nossa rica e de uma condição social tão homogênea que é a da nossa população.

Agora estamos tendo uma crise mundial de falta de alimentos, Argentina e os Tigres Asiáticos (que hoje estão mais para Pumas Asiáticos devido ao crescimento), aumentaram seus impostos para a exportação de grãos, dando assim uma travada na Europa (que por sinal está adorando isso, já que são contra a esse tipo de produção de combustível) e EUA (outro também que ta tirando milho até dos cinemas para transformar em biodiesel) e culminando numa possível falta de alimentos para os próximos anos, tanto que algumas grandes indústrias produtoras do próprio arroz, já estão vendendo com um certo limite, pois a demanda está sendo muito menor que a procura.

E depois disso tudo a nossa querida África como fica? Enquanto EUA e U.E. continuam com seus protecionismos absurdos, agora começam a reclamar porque os outros países estão fazendo o mesmo!

Aqui, pelo menos segundo o nosso governo, temos reservas a níveis de pelo menos duas safras à frente. Será? Há uma projeção já para 2016 (ta perto hein) que 33.3% das zonas agrícolas serão para biocombustíveis. E aí, devemos pensar no assunto?